domingo, 20 de maio de 2012

CONCEITUANDO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO





                                                                                                                             


O que você entende por Filosofia da Educação?

          Educação e a filosofia andam juntas desde o tempo remoto, sendo tratada e refletida por filósofos e seus seguidores.
 Compete a Filosofia da Educação pensar sobre os caminhos da educação, seu desempenho, consistir acompanhar como é produzida a realidade humana no seu conjunto, que sentido tem certos conteúdos, metodologias e eventos pedagógicos no campo das relações sociais, de modo crítico e reflexivo, de maneira a especificar os seus fundamentos, perceber a contribuição das disciplinas pedagógicas e avaliá-las quanto à sua definição, disponibiliza uma reflexão rígida e indispensável para a atuação pedagógica, esta procederá em uma atividade mais coesa com sua proposta transformadora.
          A filosofia dá a educação uma reflexão a respeito da sociedade onde está centrado, sobre o aluno, o professor e para onde essas informações podem caminhar. Enquanto detentora do processo educativo a Filosofia da Educação desempenha sua função dentro da escola.
          A filosofia da educação, além de reger a educação para uma autorreflexão, tem o papel libertador e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e desenvolvimento palpável, induzindo os alunos à autonomia, desempenho evidente da educação.
          Estudando esses conceitos pode-se perceber que a Filosofia da Educação faz-se necessária e inútil para auxiliar as decisões de política educativa, pois para que a educação melhore não basta pensar bem a educação, é preciso decidir bem os assuntos educativos.
          E não é possível decidir bem em educação sem conceber bem a educação. Também não é possível conceber bem a educação sem abordar o conjunto de conceitos, problemas, teorias e argumentos existentes em filosofia da educação.
         Porque a Filosofia da Educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.

Referencia Bibliográfica:
Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)
pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário